Data: 13-03-2012
Criterio: B2ab(ii,iii,iv)
Avaliador: Diogo Marcilio Judice
Revisor: Tainan Messina
Analista(s) de Dados: CNCFlora
Analista(s) SIG:
Especialista(s):
Justificativa
Após sua descrição, Heteropterys bahiensis não foi recoletada por mais de 160 anos, até recentemente. O material-tipo é proveniente do Estado da Bahia, porém a espécie tem sido encontrada apenas no Estado do Espírito Santo. H. bahiensis apresenta AOO de 8 km², estando sujeita a uma situação de ameaça. Ocorre em Floresta Ombrófila Densa Montana, Floresta Ombrófila sob Tabuleiro e Floresta Estacional Semidecidual onde cresce no sub-bosque, preferencialmente em áreas próximas a córregos e rios. A Mata Atlântica do Estado do Espírito Santo foi reduzida a aproximadamente 11% de sua área original e as taxas de redução continuam crescentes. Dessa forma, suspeita-se que a espécie esteja sujeita ao declínio contínuo de sua área de ocupação, qualidade de hábitat e também no número de subpopulações. A espécie foi categorizada como "Criticamente ameaçada" (CR).
Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.
Nome válido: Heteropterys bahiensis Nied.;
Família: Malpighiaceae
Assemelha-se a Heteropterys nítida (Lam.) H.B.K. pela forma e dimensões da lâmina foliar e da flor. No entanto, H. bahiensis é diferenciada pela lâmina glabra na face abaxial, apresentando glândulas largas na base, inflorescência bracteosa, pedúnculo e pedicelo uniformemente delgado e desenvolvido, e núcleo do samarídeo levemente triangular (vs. lâmina com indumento densamente metálico seríceo na face abaxial, base da lâmina eglandular, inflorescência frondo-bracteosa, pedicelo alargando-se em direção ao ápice e núcleo do samarídeo arredondado a oval). Outras espécies com a qual H. bahiensis compartilha afinidades morfológicas, especialmente relacionadas à forma das inflorescências e estrutura floral são H. megaptera A. Juss., conhecida de poucas coleções entre os Estados do Rio de Janeiro e Bahia, e H. sincorensis W.R. Anderson, uma espécie endêmica de campos rupestres na Bahia (Amorim; São-Mateus, 2009).
Não há dados populacionais para a espécie.
Heteropterys bahiensis ocorre no Estado do Espírito Santo; na Bahia, de onde é indicada a proveniência do material tipo, não foi feito até o momento nenhum registro adicional desse táxon. As recentes coleçõesde H. bahiensis são os primeiros registros emca. 160 anos e evidenciam o endemismo e oforte grau de ameaça que a espécie apresenta (Amorim; São-Mateus, 2009).
Heteropterys bahiensis é uma liana de 3-7 m de alt. Folhas opostas membranáceas a cartáceas oblongas. Inflorescências em panículas bracteosas, flores amarelo-pálido. Frutos samarídeos róseos quando maduros. Ocorre em floresta ombrófila densa montana, floresta ombrófila sob tabuleiro e floresta estacional semidecidual onde é encontrada no sub-bosque, preferencialmente em áreas próximas a córregos e rios (Amorim; São-Mateus, 2009).
9.9 Restricted range
Incidência
local
Severidade
high
Detalhes
Heteropterys bahiensis ocorre no Estado do Espírito Santo; na Bahia, de onde é indicada a proveniência do material tipo, não foi feito até o momento nenhum registro adicional desse táxon. As recentes coleções de H. bahiensis são os primeiros registros em ca. 160 anos e evidenciam o endemismo e o forte grau de ameaça que a espécie apresenta (Amorim; São-Mateus, 2009).
1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: "Em perigo" (EN), segundo a Llista de espécies ameaçadas do Espírito Santo (Simonelli; Fraga, 2007).
- AMORIM, A. M.; SãO MATEUS, W.M.B. Redescrição de Heteropterys bahiensis (Malpighiaceae). Rodriguésia, v. v. 60, p. 367-370, 2009.
- SIMONELLI, M.; FRAGA, C.N. (ORG.). Espécies da Flora Ameaçadas de Extinção no Estado do Espírito Santo, IPEMA, Vitória, 2007.
CNCFlora. Heteropterys bahiensis in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora.
Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Heteropterys bahiensis
>. Acesso em .
Última edição por CNCFlora em 13/03/2012 - 20:18:44